quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

COMO E POR QUE BATIZAR-SE!

              Neste estudo procuraremos evidenciar a importância do Batismo cristão, e como este deve ser feito, através unicamente do texto bíblico, sem tirar nem por.

Vejamos o texto base:
1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, (assim conhecido pois conforme a palavra grega: “βάπτισμα = Baptioma = imerso noele João imergia as pessoas nas águas, segundo sua idéia inspirada pelo Espírito Santo, era representar ali; a morte do pecador e o nascimento de uma nova criatura.  pregando no deserto da Judéia, 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai-o as suas veredas. ( João ai mostrava a nação de Israel que nele se cumpria a profecia de Isaias capitulo 40.1-3 que dizia a aproximadamente 740 a.C; estas mesmas palavras que ele repetia ao povo.) 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. (Assistimos ai, através do texto que; antes da primeira aparição de Jesus já adulto, e ainda não era conhecido seu ministério, João configurava nos anais da história bíblica como maior autoridade profética na aclamação do Reino dos Céus, e do arrependimento humano) 7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?(conhecendo João os fariseus e saduceus, como hoje conhecemos a falsidade e falta de respeito ao Maior dos Homens; Jesus, por parte daqueles que se dizem pastores ou líderes das igrejas assim também João, enfurecido com estes, proclamava palavras de maldição sobre os tais que o temiam e o respeitavam)  8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, 9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. (A partir destes versículos vamos agora começar a entender qual é a importância do Batismo, e se é ou não o batismo, um mandamento; pois, se for um mandamento, é obrigatório)
              Nós já entendemos que a palavra batismo, tem outro significado em outras línguas, portanto é muito importante nós entendermos, que; se batismo = imerso no; isto que dizer que, o simples significado desta palavra é: MERGULHAR ALGUÉM QUE QUEIRA E SINTA A NECESSIDADE, DE CONFESSAR SEUS ERROS AO SENHOR, MANIFESTANDO ASSIM, UMA SIMBOLOGIA DE MORTE PARA O MUNDO E QUANDO FALO MUNDO, FALO GOSTOS DO HOMEM SOBRE PRAZERES CARNAIS, E QUANDO FALO MORTE FALO DE NÃO PODER PRATICAR MAIS, POIS ESTÁ MORTO O DESEJO DA CARNE; NÃO PERMITIDOS POR DEUS; E SIMBOLICAMENTE APÓS ALGUNS SEGUNDOS MERGULHADOS, A RESSURREIÇÃO DO NOVO(A) HOMEM OU MULHER; OU NOVO NASCIMENTO, COMEÇANDO DALI UMA NOVA ESTRUTURA DE VIDA, DESTA FEITA EM PERFEITA OBEDIÊNCIA AO SENHOR, ENTÃO ONDE NÓS NO TEXTO ENCONTRARAMOS A PALAVRA BATISMO, BATIZAR, BATIZANDO, BATIZA NÓS VAMOS TROCAR E COLOCAR EM VERMELHO COMO DEVERIAMOS ENTENDER REALMENTE.
11 Eu, na verdade, vos MERGULHO em água, na base do arrependimento;(Para simbolizar com isso arrependimento) mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos mergulhará no Espírito Santo, e (mergulhará em ou com) em fogo.
 Entendamos agora estas palavras de João, em que muitos líderes usam estas palavras isoladas, para identificar um suposto mergulho no Espírito Santo; chamado de “BATISMO COM FOGO, OU NO ESPIRITO SANTO”; onde isto não tem a menor veracidade, pois como a Bíblia por si só se explica, veja o restante do texto, das explicações de João quanto ao falado acima e entendamos CUIDADOSAMENTE.
1 – João enfatiza que Jesus é maior que ele, e que este não seria digno nem de lhe amarrar as alparcas, informando ainda que ele simplesmente mergulhava as pessoas em água, para um simbólico arrependimento, porém Jesus não; ele categoricamente fala que Jesus teria m conhecimento sobrenatural, pois teria o poder do conhecimento do verdadeiro arrependimento humano, quando diz:” ele vos mergulhará no Espírito Santo”; como alguém poderia mergulhar alguém no Espírito Santo de Deus, sendo apenas humano, então João ai identificava a Onisciência Deste que era maior que ele, pois só alguém divino poderia praticar tal ato e logo depois ele diz que este Jesus também, iria mergulhar os seres humanos em fogo veja: “e (mergulhará em ou com) em fogo.”; mas ai ficou meio que não muito literal, onde nós fomos buscar esta idéia exegética?? No versículo posterior veja.
12 A sua pá ele tem na mão,(neste momento explicativo de João ele faz alusão a uma pá que este que viria depois dele tem acesso (Jesus), portanto uma pá serviria para que) e limpará bem a sua eira; (É lógico uma pá serve para limpar, sujeira, ou separar a sujeira, do que é limpo, não é assim??? Vejamos) recolherá o seu trigo ao celeiro,(1º o que simbolizaria nestas palavras de João o trigo, se este fala de limpeza separação? Trigo ai simboliza homens e mulheres puras verdadeiramente arrependidas, Lançadas no Espírito Santo, por conhecimento Divino do Senhor; e Celeiro tomamos este lugar por lugar onde guardamos as colheitas, para aproveitamento ou alimento, portanto “Celeiro”; ai entendemos que João está falando de morada celestial, dimensão de Deus, conhecido por todos os cristãos como CÉU.) mas queimará a palha (Agora vejamos a palha! Como João referiu-se a princípio, ao trigo; então entendemos que, quando o trigo é batido, sobram as palhas que pra nada servem, portanto estas palhas que pra nada servem, são os seres humanos que nunca arrependeram-se de seus erros diante do Criador, portanto Jesus teria ou tem o Poder de enviá-los para???) em fogo inextinguível.(Precisa explicação??? Mas vamos lá; Qual o fogo que nunca se apagará segundo o próprio Jesus??? Será o fogo do Inferno?? Claro que SIM! Então o Batismo ao qual João nos ensinara, tem efeito simbólico mas REAL; pois necessita que o Batizando, sinta a necessidade de fazer tal ato pois DEVERÁ estar verdadeiramente, ARREPENDIDO! Mas será que é obrigatório este ato diante das pessoas?? Jesus o identificou como sendo uma ordem Dele??? Vejamos:
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser imerso nas águas por ele.
14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser imerso por ti, e tu vens a mim?
 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. (Vejam; Jesus tinha aproximadamente 38(trinta e oito) profecias que teriam de ser cumpridas, e Ele não poderia, deixar passar nenhuma delas, pois se o fizesse, a Bíblia não seria a Palavra de Deus, mas neste momento ai mesmo sem pecados Jesus, não estava cumprindo profecia, mas; estava mostrando sua humildade, perante os homens, pois mesmo sem pecados, sendo Deus; mergulhou como pecador para que reconhecessem que havia Justiça, naquele ato que João criou como Símbolo da morte carnal e nascimento espiritual, diante de Deus, mas não entendemos ai como mandamento, pois se assim o fosse, independente da situação, teríamos que ser batizados seja de que forma fosse, mas vemos que algumas passagens bíblicas depois, Jesus promete a um homem, a beira da morte sem que este tivesse sido batizado nas águas, que: “AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”; Lembram-se???? Do ladrão na Cruz?? Assim sendo o Batismo nas águas não é OBRIGATÓRIO E NUNCA FOI MANDAMENTO! Porém aqueles que queiram imitar o Mestre Jesus, com certeza é uma HONRA!) 
16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.(momento em que Deus Pai, quebra 400 anos de silêncio com seus ESCOLHIDOS!)

              Portanto será uma honra para nós fazermos este ato simbólico de arrependimento, naqueles que desejam representar diante de uma sociedade cristã, sua conversão mediante seu mergulho nas águas, você é nosso convidado em Cristo para manifestar sua vontade diante de Deus e dos Homens, e viver realmente nesse arrependimento, não voltando mais a prática do Erro.

Pr. André Felipe Freire de Mendonça
Min. Batista Missionário “RUARH ADONAY”

Nenhum comentário:

Postar um comentário